Congo e a Guiné Bissau na minha sala de aula!


Iniciei os trabalhos do Mês da Consciência Negra com meus alunos do 1º e 2º ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos) com a música do UAFRO "O descobrimento, segundo Adal", e em roda de conversa pedi que me contassem o que entenderam.

Até aí, normal, pois essa música já faz parte do meu repertório de sala de aula há anos. A grande diferença dessa vez foi o fato de ter o privilégio de ter na aula um aluno imigrante do Congo e um da Guiné Bissau.

Resultado de imagem para MAPA DE AFRICA CARTAZOs alunos começaram a colocar o que entenderam, mas a medida em que introduzi na aula (de informática) imagens dos mapas da diáspora africana, eles se entusiasmaram. Foi lindo!

Os imigrantes concordavam com a cabeça e meu aluno do Congo reafirmava questões que coloquei, como o fato dos 53 países africanos terem muitas diferenças.

Bem, bateu o sinal, a conversa foi ótima e convide-os a retornarem na semana que vem pra ver o curta "O coroinha" que conta a história de Zumbi dos Palmares, ainda brinquei, esse não tem nada a ver com The Walking Dead.

Hoje foi um dia cansativo, mas o termino bem feliz! #umaauladecadavez