A Terra é plana? Pergunte aos dinossauros!

Parece inacreditável que em pleno século XXI, estamos diante dessa (falsa) polêmica sobre a Terra ser plana (acreditem se quiser!!!!). Essa afirmação, que parece piada, mas que muitos estão tentando comprovar, vem num pacote completo: censura na arte, perseguição teórica na educação através do projeto Escola Sem Noção, ops, Partido, além de discursos de ódio, ameaças, leis que ampliam o desmatamento, facilitam o trabalho escravo, violência contra as culturas de matriz africana, crise política, judicialização da vida cotidiana, violação dos direitos humanos e mais um tanto de acontecimentos que estampam as páginas dos jornais todos os dias, resolvi partir pro ataque compartilhando planos de aula que utilizei nesses últimos anos em Sociologia, Geografia e Informática Educativa.

O plano de hoje é um plano de Sociologia para os 1ºs anos do Ensino Médio. Para tornar o conteúdo mais interessante, vocês sabem que os professores têm que se virar nos 30, então busquei aperfeiçoar o uso do audiovisual como forma de iniciar um tema ou subsidiar.

O audiovisual sugerido é um episódio da Família Dinossauros. Série exibida no Brasil no início dos anos 90, trazia temas polêmicos, tendo como base o cidadão médio estadunidense. A série trabalha de forma irônica com os temas da "modernidade", sendo uma crítica contundente ao modelo capitalista e a sociedade estadunidense, trazendo debates sobre as relações de poder político e econômico, tendo como centralidade: a exploração do trabalho, o monopólio econômico de grande corporações industriais e midiáticas, o consumismo, as relações familiares entre outros temas.

ALERTA DE SPOILER
O Mundo Redondo de Charlene

Charlene é uma adolescente que tem pouca confiança em si mesma, extremamente consumista, é considerada pela família pouco inteligente. Sempre distraída durante as aulas, é desafiada pelo professor de Ciências a trazer uma ideia original e apresentar aos seus colegas de classe. Desesperada com a tarefa por se considerar incapaz de realizá-la, Charlene vai dormir  e em sonho recebe sua ideia original: A TERRA É REDONDA! Ao apresentar a ideia na escola é acusada de heresia pela polícia escolar, e é levada aos tribunais, onde confronta as verdades absolutas estabelecidas na sociedade até ali. Uma testemunha de acusação importante é um cientista da empresa que domina todos os setores econômicos da série.

Além de divertido, durante a roda de conversa é possível retomar cada um dos aspectos levantados no episódios e conceituá-los teoricamente. Segue a sugestão de Plano de Aula.

 Público alvo: 1° ano do Ensino Médio

Expectativas de Aprendizagem: Diferenciar conhecimento científico e senso comum.

Objetivos da aula:
  •   Levantar conhecimentos prévios (hipóteses) sobre os conceitos, através da exibição do Episódio "O mundo redondo de Charlene".
  •  Mobilizar os estudantes sobre a importância de conhecer e diferenciar conhecimento científico e senso comum.

Procedimentos Metodológicos:
  •   Levantar as hipóteses dos estudantes antes da exibição do episódio, registrando a batalha de ideias na lousa.
  • Após a exibição, roda de conversa, comparando as hipóteses dos estudantes com os temas levantados pelo episódio, observando como a diferença dos conceitos é apresentada.
  •  Para sistematizar os estudantes deverão pesquisar e trazer a base teórica diferenciando os dois conceitos na próxima aula, com as referências bibliográficas.