Como fazer a leitura na sala de aula ser mais interessante?

      O Instituto Pró-Livro divulgou hoje uma pesquisa que aponta que o brasileiro lê em média 4 livros por ano. Aponta-se também que crianças e adolescentes leem cada vez menos... Há tempos venho tentado modificar, de várias maneiras, a forma como realizo leitura com meus alunos. A leitura feita pela professora é importante para incentivar, sempre escolho um poema, uma crônica ou conto para ler para eles. 

     Mas quando se trata da leitura diária de um texto didático parece que tudo fica mais chato, em geral há um desinteresse pelos assuntos, porém quando transformo a leitura em um jogo ou uma brincadeira, percebo que há um pouco mais de interesse.

      Pensando nisso, e de posse de um livro que uma amiga compartilhou, chamado Dinâmicas de Leitura Para a Sala de Aula (de Mary Rangel, Editora Vozes) estou tentando construir meu próprio repertório de dinâmicas de leitura. Prefiro trabalhar com leitura em grupos, uma vez que é muito difícil fazê-los ficar em silêncio, logo, orientar que leiam em pequenos grupos pode facilitar em muitos casos, embora isso não garanta que todos façam a leitura, (mas individualmente também não temos essa garantia).


Compartilho aqui as duas primeiras propostas:

  • Proposta 1: Ler em grupo é melhor:
  1. Proponha que os alunos em grupos (de no máximo 4 pessoas) realizem a leitura de determinado texto.
  2. O grupo deve fazer uma discussão sobre o tema principal do texto e elaborar 2 questões sobre o texto, com as devidas respostas. O professor poderá determinar o parágrafo para evitar repetições nas perguntas ou utilizar a repetição como uma forma de retomada e levantamento de dúvidas, ou ainda para reforçar uma ideia.
  3. Recolha as questões de cada grupo e redistribua-as de forma que fiquem trocadas.
  4. Determine um tempo para que as questões sejam respondidas pelos outros grupos e troque novamente as questões até que todos tenham respondido todas as questões elaboradas.
  5. Solicite que os grupos compartilhem as perguntas com as devidas respostas e corrijam- se.

  • Proposta 2: Palavras Cruzadas ajudam:
  1. Proponha que os alunos em grupos realizem a leitura de determinado texto.
  2. O grupo deve fazer uma discussão sobre o assunto principal do texto e elaborar palavras cruzadas (ou caça palavras). Delimite o número de questões, em geral proponho 10.
  3. As cruzadas deverão ser feitas em papel pardo ou cartolina, de forma que fiquem bem visíveis.
  4. Os grupos deverão trocá-las entre si e terão um determinado tempo para resolvê-las.
  5. As resoluções deverão ser afixadas no quadro ou parede para uma roda de conversa, levantamento das dúvidas e esclarecimentos sobre o tema principal.
DICA 1: Costumo caminhar pela sala de grupo em grupo, orientando, observando e sugerindo. Sento um pouco com o grupo e dou dicas.

DICA 2: Uma forma de incentivo para as dinâmicas é "premiar" os grupos que tenham melhor desempenho. Isso pode ser feito com incentivo à leitura, tentando parcerias com editoras que possam doar livros para este fim, ou ainda, com verba da própria escola, para comprar algumas revistinhas, livros ou gibis. Não defendo que o professor compre com seu salário.

Faça as suas adaptações e boa sorte com a leitura na sala de aula!



Comentários

  1. Além de mudar as estratégias, temos que repetir centenas de vezes aos alunos: ler amplia nossos horizontes, nossa imaginação, melhora nossa oratória, nossa redação, nossa auto-estima!
    Eu, como professora havia percebido que não lia "por prazer" há um bom tempo e tracei minha meta: ler um livro por mês, mesmo tendo pouco tempo e inúmeras outras leituras "obrigatórias" para fazer. Estou amando essa empreitada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me imponho desafios e metas no que diz respeito a leitura. Raramente dá pra fazer uma leitura com prazer pois são tantas as obrigações. Um abraço.

      Excluir
  2. Jana, duas professora de história na minha escola se propuseram a ler Anne Frank com as 8as. Tinham metas de leitura e separava uma vez por semana para discutir. A maior parte dos alunos não lia mas quem lia conseguia conduzir discussões. Qd muita gente não lia, algumas partes eram lidas em sala. Achei a iniciativa interessante e a notícia correu a escola, muitos alunos de outras séries acabaram procurando o livro. Enfim, este ano vão propor outro livro mas ainda não estou por dentro da dinâmica. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazê-los ler é um desafio, pq muitos consideram uma tortura ler, então, temos que nos virar nos 30, uma vez que as estatísticas mostram que não há, no país, uma cultura de leitura. Vamos trocar figurinhas sobre as estratégias.

      Excluir

Postar um comentário