O protagonismo e a pesquisa no Ensino Médio!

Fazer pesquisa é sempre um dilema, e eu tentei ao longo dos anos melhorar minha forma de elaborar pesquisas, partindo de roteiros, por exemplo. Tenho pra mim, que os seminários, dão conta de proporcionar um espaço para que os estudantes se tornem pesquisadores e ao mesmo tempo protagonistas de suas pesquisas.
Minhas duas turmas do 2º ano do Ensino Médio (#CE406) estão realizando seminários sobre as várias formas de violência, conceituando e problematizando. São vários os temas, são temas pesados.

Resultado de imagem para PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ É MEDOComo eles sempre me surpreendem, trouxeram materiais muito bons, pesquisaram e até pediram pra falar palavrão, simplesmente pq era necessário, estava no contexto (Pei)!

No seminário sobre Violência Policial, eles trouxeram o caso Claudia Silva Ferreira, leram o relato de sua filha, trouxeram estatísticas, trouxeram as Mães de Maio, Black Panthers e Tropa de Elite. Só faltou Racionais, mas esses pode deixar que eu trago, rs.

Outro grupo  pesquisou sobre a Violência Doméstica, mandaram ver no feminismo estudantil! Trazendo dados importantes, problematizando a triste realidade de que são mulheres as principais responsáveis pelo maior número de agressões contra crianças e adolescentes.

Um grupo só de meninas bancou um debate importante sobre a Homofobia, trazendo um enorme incomodo pra turma.

Os temas seguem junho a dentro, são temas pesados, mas que me deixam leve em ver o empenho desses pesquisadores, que me dão verdadeiras aulas!

Este post será atualizado conforme os seminários forem acontecendo. E abaixo os links também serão.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/03/claudia-negra-auxiliar-de-limpeza-morta-arrastada-por-viatura-da-pm.html

http://maesdemaio.blogspot.com.br/